segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pokémon

Pokémon ou Pocket Monsters literalmente, "monstros de bolso é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red e Green, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1996.



Existem quatro numerações oficiais da Pokédex, que variam conforme a Região e também apresentam na numeração espécies não vistas antes ou já vistas, em uma nova posição. A Pokédex Nacional é a mais importante do mundo Pokémon, pois cataloga todas as espécies do número 001 ao 493, onde os Pokémon descobertos mais recentemente ficam ao final. A Pokédex de Kanto mostra todos os 151 primeiros Pokémon da Pokédex Nacional na mesma ordem. A Pokédex de Johto acrescenta 100 novas espécies, vistas do número 152 ao 251 na Pokédex Nacional, mas reordena todas a numeração das espécies conhecidas. A Pokédex de Hoenn cataloga 202 espécies, onde 135 delas vêm dos números 252 a 386 da Pokédex Nacional, mais 67 espécies aparecidas antes. Por último, a Pokédex de Sinnoh têm 151 espécies catalogáveis, das quais 81 vêm das espécies de número 387 a 493 da Pokédex Nacional, mais 70 já catalogados antes. Além das numerações oficiais, a Pokédex também enumera Pokémon por peso, tipo e altura.


Cada Pokémon tem sua habilidade (em inglês, abilities), que provocam mudanças na batalhas ou fora delas. Existem habilidades que podem anular o dano de um ataque, provocar mudanças nos status do Pokémon (Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed) ou impor uma condição ao Pokémon na batalha. Alguns exemplos são as habilidades Levitate (levitação), onde o Pokémon com essa habilidade não leva o dano de ataques terrestres, e Arena Trap (armadilha na arena), onde Pokémon sem a habilidade Levitate e que não sejam do tipo voador não podem sair da luta até derrotar o oponente. Algumas espécies podem ter duas habilidades diferentes, mas não as duas ao mesmo tempo.




Chaotic

Chaotic narra a história de um garoto chamado Tom, adolescente e seu amigo Kaz. Ambos jogam o Chaotic Trading Card Game e o Jogo Online. Kaz sempre tenta dizer Tom sobre um código secreto para jogar de verdade que Tom se recusa a acreditar. Enquanto estava jogando online Tom recebeu uma senha especial. Quando ele entra a senha em seu scanner que ele é transportado para um lugar chamado Chaotic que é capaz de levá-lo para um outro mundo onde os personagens, locais e itens no jogo de cartas são reais.


                                                         Os mundos de Chaotic

  São os Outromundanos (Outro mundo), os Submundanos(Sub mundo), os Mipedians e os Danians.

                      
                                                             Os Principais Outromundanos
 
Maxxor, Intress, Najarin, Dractyl, Tangath Toborn, Tartarek, Iparu.
 
                                                             Os principais Submundanos
 
Chaor, Takinon, Nauthllax, Ulmar.














 

 

Yu-Gi-Oh

Lançado em 1996, o mangá criado por Kazuki Takahashi foi um dos mais populares títulos da revista semanal Shonen Jump. O mangá inicialmente focaliza yugi que juntamente com a ajuda do espirito do enigma do milenio (faraó do antigo Egito segundo o anime) usa jogos criados por ele mesmo para lutar contra vilões. Yugi também se envolve em desventuras junto com os seus amigos Joey Wheeler (Katsuya Jounouchi), Téa Gardner (Anzu Mazaki), e Tristan Taylor (Hiroto Honda). O mangá começa falando pouco sobre o jogo de cartas Magic and Wizards nos primeiros 7 volumes. Começando no oitavo volume, a saga do Reino dos Duelistas, o tema começa a se relacionar mais com o jogo de cartas.
                                                     Como Jogar

O jogo de cartas - cujo nome original é Yu-Gi-Oh! Trading Card Game e inspirado no card game Magic the Gathering - é baseado em invocação de monstros e ativação de magias e armadilhas num duelo entre 2 oponentes. O duelo é oficialmente disputado pelo método "melhor de três" (1 Match), cada um possuindo 8000 LPs (Life Points, ou Pontos de Vida) e usando Decks (baralhos) de 40 a 60 cartas.


Vence o Match quem vencer 2 batalhas - seja reduzindo os Life Points (Pontos de Vida) do oponente a 0, ou quando o oponente não puder mais sacar cartas por ter seu Deck esgotado (resultando num "deckout").

                                       Atualmente, existem dois tipos de duelos:


Tradicional: Neste formato de duelo, quase todas as cartas existentes desde a primeira coleção (Legend of Blue-Eyes Dragon) até a mais recente são permitidas para jogar - exceto cartas "banidas" conforme lista semestral publicada pela Konami (a empresa detentora dos direitos da marca "Yu-Gi-Oh!"). Normalmente, pessoas que jogam neste formato usam decks de First Turn Kill (onde não há chance de o oponente jogar se a estratégia do Deck tiver sucesso), One Turn Kill (onde o oponente tem seus Life Points reduzidos a 0 num mesmo turno) e decks com cartas limitadas e restritas.


Advanced: Neste formato, mais largamente utilizado nos torneios, há maior limitação das cartas permitidas para uso (algumas cartas são limitadas a 2 ou 1 por Deck). Por causa disto, aqui predominam os Decks baseados no controle da partida através da interrupção das investidas do oponente (ou "controle de campo") ou remoção de cartas.


Os campeonatos mais conhecidos e movimentados são os "Shonen Jump Championships", mas há outros tipos de campeonatos, como a "Pegasus League" (com regras próprias e variadas a cada torneio), "Sneak Preview" (torneios de Decks montados com a coleção mais recente) e "Dragon King" (com crianças até 12 anos).